domingo, 6 de abril de 2008

passamento...





Cantou pra subir Charlton Heston


" O Maior Espetáculo da Terra superprodução de Cecil B. De Mille transformou Heston numa estrela de primeira grandeza do cinema. A partir dali, seu porte ereto, sua altura e o perfil musculoso, lhe dariam os papéis mais simbólicos nas superproduções dos anos 50 do cinema norte-americano.

Com o filme Os Dez Mandamentos /1956, marcou sua imagem como Moisés e a partir dele todos os grandes papéis heróicos e históricos encontraram Heston para representá-lo. Nos anos 50 e 60, ele filmou sucessos como 55 Dias em Pequim, El Cid, Agonia e Êxtase e Ben Hur entre outros, recebendo o Oscar de melhor ator pelo último, um dos onze recebidos pelo filme, que se manteve solitariamente como o mais premiado pela Academia em todos os tempos até ser igualado em1997 por Titanic .
Em 1958 num trabalho diferente dos papéis históricos pelo qual ficaria marcado, fez um dos mais elogiados filmes de Orson Welles A Marca da Maldade mostrando sua capacidade de trabalhos mais artísticos em filmes menores.
A virada dos anos 60 para os 70 veria os últimos sucessos de público, e alguns de crítica, de Heston, já então um quase um cinquentão e com a imagem ligada aos anos 50, numa época em que a contracultura e uma nova linguagem tomavam conta do cinema, trazendo com ela atores mais jovens para os principais filmes como Warren Beatty Dustin Hoffman e Robert Redford, fez filmes de ficção científica e de grandes desastres, então em moda no cinema, ainda mantiveram Heston junto do topo nesta época: O Planeta dos Macacos (1968) , No Mundo de 2020 (1972) e Terremoto (1974).
A partir daí os grandes papéis começaram a escassear e Heston passou a trabalhar em papéis coadjuvantes e pequenas aparições. Sua imensa popularidade nos Estados Unidos porém não diminuiu, e ele fez diversos papéis nos anos seguintes em filmes para tv e atuou em diversos filmes como narrador, sendo uma das vozes mais requisitadas do cinema. Em 2001 fez sua mais notada participação em muito anos, na refilmagem de O Planeta dos Macacos de Tim Burton como um velho macaco pai do vilão do novo filme. "
Afora ter sido um reacionário e um defensor no uso de armas de fogo, era um bom ator, o inferno deve estar mais quentinho com sua presença!!!
kkkkkkkkkkkkkkkk

Nenhum comentário: